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Benefícios do Pilates para Corredores e Atletas

A maioria dos atletas compreende a importância de manter uma boa estabilidade central “core”, mas alguns realmente não entendem a que isso se refere. O “core” é o centro do nosso corpo. É o conjunto de músculos responsável pelo nosso equilíbrio e pela adequação postural do tronco em qualquer movimento.

Quando todos os músculos do tronco são fortes e equilibrados, seu core atua como um estabilizador central para você transferir forças enquanto está executando outras atividades.

O pilates permite que você produza a força adequada durante atividades, como correr. Um dos fundamentos do pilates é enfatizar o equilíbrio, juntamente com a mobilidade e controle da respiração. Se você já tropeçou ou tropeçou durante a corrida, entende a importância dos músculos do core para manter o equilíbrio e evitar uma queda.

Padrões de respiração são essenciais para executar movimentos de Pilates corretamente, e a prática facilmente se traduz em execução. O pilates ensina a preencher os lóbulos inferiores dos pulmões de forma plena, para envolver o diafragma mais conscientemente e usar a respiração com maior consciência em seus movimentos.

Um core mais forte e mais estável ajuda um corredor a:

  • Correr mais eficientemente
  • Aumentar a oxigenação e resistência, com um diafragma que é capaz de expandir melhor
  • Concentrar-se no movimento adequado com maior consciência corporal
  • Diminuir a fadiga devido à menor tensão no corpo

O pilates é uma atividade que ajuda no condicionamento físico do corredor e pode ser incluída em sua rotina de treinos. Para melhores resultados, o ideal é praticar 2 x por semana.  O método corrige os desequilíbrios posturais, o que ajuda a reduzir o risco de lesões.

A prioridade de cada atleta deve ser conseguir a estabilidade central através de uma musculatura equilibrada. A estabilidade muscular protege a coluna e a musculatura ao redor contra lesões durante o movimento dinâmico. Incentiva padrões de movimento adequados e ensina a postura correta, por esse motivo, é menos provável que os praticantes tenham lesões.

Além disso, pilates ajuda a identificar os pontos fracos que inibem a corrida e fortalece os músculos que ajudam a manter uma melhor postura.

Confira alguns exercícios que podem ajudar esses atletas

Beneficios do Pilates para Corredores e AtletasInicie o movimento deitado sobre a bola, com braços e pernas alongadas. Traga cabeça e braços para frente, devagar. Esse exercício ativa a musculatura do core, e gera maior equilíbrio e estabilidade para as estruturas.

 

 

Beneficios do Pilates para Corredores e Atletas1Deitado no chão, e com ajuda de uma faixa elástica, inicie o movimento com a cabeça elevada e as pernas flexionadas. Em seguida, estique as pernas, mantendo as mãos fixas para aumentar a resistência na faixa. Esse exercício ativa os músculos abdominais e de membros inferiores.

 

Beneficios do Pilates para Corredores e Atletas2Deitado no chão, inicie o exercício segurando a bola com as pernas elevadas. Realize o movimento levando as pernas para baixo e retornando a posição inicial. O objetivo desse exercício é trabalhar os músculos do abdome e pernas.

 

Beneficios do Pilates para Corredores e Atletas3

Em pé, com ajuda de uma faixa elástica, mantenha um dos joelhos flexionado e na sequência estique o joelho. Esse exercício trabalha equilíbrio e força muscular dos membros inferiores.

 

*Por: Thalita Freitas, fisioterapeuta e instrutora de Pilates, especializada em Saúde da Mulher pela Universidade de São Paulo (USP). Atuante na clínica Athali Fisioterapia Pélvica Funcional, na área de reabilitação dos músculos do assoalho pélvico e obstetrícia.

 

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