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5 tipos de massagens para aliviar a dor pós-treino

Após qualquer atividade física o corpo começa se recuperar do estresse em que os músculos foram submetidos durante os exercícios. As atividades realizadas nas 48 horas depois do exercício físico pode fazer valer a pena todo o seu esforço na academia.

“Beber água, alongar-se e fazer uma massagem fazem parte da lista de prioridades que toda atleta deve cumprir após o exercício”, explica a Bruna Caetano, Esteticista do Fit Body Pilates Spa & Estética.

Para hidratar o corpo é recomendado dois litros de água diário e 500 ml por hora de atividade física. O ideal é ingerir água antes, durante e depois a atividade. Já o alongamento é essencial e deve ser feito antes e depois da atividade. “Manter esse hábito é fundamental para preparar os músculos para o exercício e recuperá-los depois”, diz a especialista.

As massagens também são indispensáveis para relaxar o corpo após o treino. Confira a lista de massagens que podem ser feitas para aliviar a dor depois da atividade física:

Massagem Desportiva
A massagem desportiva é recomendada para atletas ou pessoas que praticam exercícios físicos com frequência. “Essa massagem pode ser feita até mesmo antes da atividade para prevenir lesões musculares e depois também para reduzir a tensão no pós-treino”, ressalta Bruna. Esse tipo de procedimento pode ser realizado duas vezes na semana.

A massagem é feita com vigor e com movimentos rápidos para recuperar os músculos e aumentar a circulação de sangue na musculatura.

Massagem Terapêutica
A massagem terapêutica é feita com técnicas manuais para equilibrar o corpo. Ela estimula o relaxamento e a regulação do sistema neuro-muscular. Também pode atender várias situações como forma de tratamento na medicina alternativa. Se o atleta estiver sofrendo com fortes dores musculares, ou nas articulações, uma boa massagem pode ser extremamente eficaz no tratamento destas disfunções, ou destas restrições musculares.

A técnica de massagem é feita com creme e consiste na aplicação de pressão com os dedos em pontos específicos do corpo para tirar os nódulos de tensão, também é feito o deslizamento nas costas e pernas para também proporcionar o relaxamento. O massagista pode tratar problemas nos músculos e ligamentos e tendões.

Reflexologia
A reflexologia visa estimular por meio de pressão, as zonas reflexas localizadas nas mãos e nos pés. A massagem é indicada para aliviar tensões, ativar a circulação e aumentar a vitalidade do corpo. A técnica faz pressões em pontos dos pés para refletir os órgãos internos e promovem uma sensação de relaxamento.

Shiatsu
O Shiatsu tem como base a medicina tradicional orientlm e tem como sua principal função promover o bem-estar por meio de pontos vitais do corpo. A técnica é feita com as mãos e dedos e ajuda a reequilibrar as energias.

O terapeuta aplica a pressão com os seus polegares, dedos e palmas das mãos em áreas específicas do corpo, definidas durante a anamnese com o cliente para conhecer a sua história clínica e onde está com a dor.

Massagem relaxante
A massagem relaxante tem a função de equilibrar o corpo e a mente. “A técnica é mais suave e utiliza movimentos leves deslizantes no corpo com o auxílio de óleos aromáticos para relaxar. Ela pode ser feita para aliviar o estresse, além disso, a massagem reduz a tensão muscular”, frisa a esteticista do Fit Body Pilates

A massagem relaxante é aplicada com óleos ou cremes associados à aromaterapia, promovendo um bem estar e sensação de conforto e tranquilidade.

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