Últimas Notícias

Você sabe o que é coluna neutra?

Nossa coluna vertebral é formada por ossos chamados vértebras, que se dividem em 4 regiões: cervical, torácica, lombar e sacral, e, entre as vértebras temos os discos intervertebrais, que são cartilaginosos. Ela é uma estrutura bem complexa, pois, além de ter como função a sustentação de nosso corpo, também protege nossa medula espinhal. Cada região de nossa coluna possui uma curvatura, fazendo com que ela não seja uma estrutura totalmente reta e evitando assim, que nossa coluna receba toda a força da gravidade sem nenhum amortecimento. É o que chamamos no Pilates de Coluna Neutra.

A coluna neutra, ou postura ideal deve envolver interações complexas entre todas as estruturas do nosso corpo, desde os ossos até nosso sistema nervoso. Desde que o humano adotou a postura ereta, a gravidade desafia nossa capacidade de manter-nos equilibrados. Com o tempo, a gravidade age na compressão dos discos intervertebrais e estruturas ósseas, podendo causar diminuição do espaçamento entre caixa torácica e ossos do quadril. Isso pode ser causado por diversos fatores, dentre eles, o enfraquecimento da musculatura paravertebral e do centro abdominal.

Outro fator que interfere em nossa postura ideal é a falta de alinhamento das demais estruturas ósseas do nosso corpo. Como nosso corpo é uma cadeia, qualquer desalinhamento pode gerar uma adaptação ou desconforto em algum outro ponto. Está aí a importância do alinhamento de cintura escapular, que conversamos nessas últimas semanas, afinal, se consigo alinhar minhas escápulas, ombros, cotovelos, punhos e mãos, dificilmente haverá excesso de tensão em minha musculatura e uma compensação em minha coluna ou outra estrutura dos membros inferiores.

Por isso é importante que desde cedo estimulemos nosso corpo a buscar a postura ideal, pois aí buscaremos o fortalecimento e flexibilidade de nossas estruturas ósseas, musculares e articulares, afim de retardar e prevenir as alterações posturais que podem desencadear muitas situações ruins para nossa saúde e qualidade de vida.

*Por: Milena Menegozzi, professora no Let’s Pilates. educadora física, pós-graduada em Dança e Consciência Corporal, e pós-graduanda em Reabilitação de Lesões e Doenças Musculoesqueléticas.

Escreva um comentário

Seu e-mail não será divulgado


*